Quando se fala em pré-natal, as consultas odontológicas não são levadas em consideração por grande parte das gestantes. No período da gravidez, a visita ao dentista é importante para prevenir, identificar e tratar doenças bucais que podem prejudicar a saúde da mulher e do bebê.
Na maioria dos casos, a gestante não busca acompanhamento odontológico por conta de alguns mitos, como o de que não pode se submeter a uma radiografia odontológica ou tomar anestesia. O cirurgião-dentista é um profissional capacitado, ciente dos cuidados que deve tomar nos procedimentos odontológicos durante a gravidez, portanto, a segurança da gestação é garantida.
Além de acompanhamento profissional, alguns cuidados em casa são essenciais. Durante a gestação, é normal que as mulheres sofram com náuseas e vômitos, e isso pode causar incômodo ao escovar os dentes. Assim, para controlar a acidez característica da boca, sugere-se que as gestantes façam bochechos com água antes da escovação.
O Dr. Antônio Francisco Costa, cirurgião dentista, explica os riscos que a gestante corre ao ignorar o acompanhamento odontológico. “Quando a mulher não se preocupa em ter esse acompanhamento, em situações em que sentir uma dor de dente, por exemplo, pode recorrer a automedicação, o que é altamente perigoso para sua saúde e para a saúde do bebê”, informa.
É importante que as gestantes tenham mais acesso à informação, para superar crenças e mitos que cercam o tratamento odontológico durante a gravidez, para enfim cuidar melhor de sua saúde bucal, e consequentemente, da saúde do bebê.
Rua Desembargador Freitas, 1571 - Centro - Teresina/PI - CEP.: 64000-240
Contato: (86) 3222-8817 / 3226-1166
Email: cropi@cropi.org.br
Conselho Regional de Odontologia do Piauí
Horário de Atendimento
Segunda à Sexta
08h00 às 17h30