Durante sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (22) na Câmara Municipal de Teresina, o líder do prefeito na Casa, vereador José Ferreira (PSD), retirou da pauta de votação o projeto de autoria da Prefeitura de Teresina que permite a implementação do gerenciamento de saúde na capital por organização social não-governamental. O projeto tem causado divergências por permitir a privatização dos serviços de saúde na cidade, impedindo inclusive a realização de concurso público.
O Conselho Regional de Odontologia (CRO/PI) e representantes de diversas categorias da saúde participaram da sessão e pressionaram os vereadores para a retirada definitiva do projeto. As categorias reivindicam o chamamento dos aprovados no último concurso da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e uma audiência com o prefeito Firmino Filho (PSDB) para a extinção da medida que privatiza os serviços de saúde em Teresina.
“Os cirurgiões-dentistas estão nesta luta para assegurar que servidores públicos assumam os cargos nos diversos setores da saúde municipal. Somos contrários à implantação das Oscips por entender que estas são mecanismos de privatização da saúde pública, já que não há previsão de concurso público para o preenchimento dessas vagas que serão indicadas pelo Executivo”, afirmou o secretário-geral do CRO, Antônio Francisco Costa.
Os vereadores Teresa Brito (PV), Antônio José Lira (DEM), Dr. Pessoa (PDT) e Dudu (PT) manifestaram seus votos contrários à aprovação do projeto. Ainda segundo o vereador petista, a retirada de pauta da matéria seria uma manobra do Executivo Municipal por conta das eleições presidenciais, que acontecem no próximo domingo (26). O projeto deve voltar à pauta na terça (28) ou quarta (29).
Rua Desembargador Freitas, 1571 - Centro - Teresina/PI - CEP.: 64000-240
Contato: (86) 3222-8817 / 3226-1166
Email: cropi@cropi.org.br
Conselho Regional de Odontologia do Piauí
Horário de Atendimento
Segunda à Sexta
08h00 às 17h30