Na busca pelo sorriso perfeito, cresce o número de pessoas que aderem as técnicas de clareamento dental. No entanto, esses processos hoje não ocorrem apenas em consultórios odontológicos, com o devido acompanhamento profissional. O surgimento de procedimentos caseiros com kits de clareamento, à venda no comércio, também estão sendo utilizados e podem trazer riscos à saúde bucal se não for utilizado de forma correta.
Os kits podem ser encontrados na internet e em lojas especializadas, contendo um gel clareador para aplicar nos dentes e uma moldeira, que deve ser encaixada na arcada dentária, como parte do processo. O perigo consiste na dosagem indiscriminada desse gel. Segundo o Dr. Antônio Francisco Costa, cirurgião-dentista, a auto prescrição sempre é perigosa. “O gel clareador possui um teor abrasivo, e se for utilizado sem orientação, pode danificar o esmalte dos dentes, por isso deve ser administrado por um profissional, a partir da necessidade de cada paciente”, explica. Também há relatos de inflamações na gengiva, e algumas pesquisas apontam que no caso de fumantes, o uso indevido do produto pode aumentar as possibilidades de adquirir câncer de boca.
No Brasil, os clareadores dentais não tem venda restrita, dependendo apenas do registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Algumas lojas especializadas tem o cuidado de restringir a venda do produto apenas para dentistas com registro profissional, cumprindo recomendação do Conselho Federal de Odontologia, que há muito tempo requer a implementação de uma lei que restrinja oficialmente essa comercialização.
Nas tentativas de se obter um sorriso mais bonito, o tratamento de clareamento caseiro não é descartado, desde que as dosagens do produto sejam administradas por um profissional.
Rua Desembargador Freitas, 1571 - Centro - Teresina/PI - CEP.: 64000-240
Contato: (86) 3222-8817 / 3226-1166
Email: cropi@cropi.org.br
Conselho Regional de Odontologia do Piauí
Horário de Atendimento
Segunda à Sexta
08h00 às 17h30