Brasil é o país com mais dentistas no mundo, segundo dados do livro “Perfil Atual e Tendência do Cirurgião-Dentista Brasileiro”, representando cerca de 19% do número total da categoria em todos os países.
Com mais de 250 mil profissionais espalhados no território nacional, concentra mais da metade desse número na região Sudeste, sendo 29,6% apenas no estado de São Paulo. Em relação à média de dentistas por habitantes, são cerca de dois a cada 700 habitantes.
Esses dados revelam um mercado bastante competitivo, porém, promissor, visto que a popularidade da profissão se dá justamente pelo valor atribuído a ela.
Uma informação que reflete esse valor é o fato de que as famílias brasileiras gastam em média o mesmo que famílias americanas com cuidados orais, ainda que a produtividade econômica brasileira represente um quinto da americana.
Dados culturais sobre a saúde bucal no país
Em matéria do site de notícias UOL, o diretor de marcas de higiene oral da Unilever Brasil, Eduardo Campanella, o consumidor brasileiro associa o sorriso perfeito a prestígio social e econômico. Nas palavras dele, “historicamente, se você tem um sorriso bonito no Brasil, você é rico”, acrescentando ainda:
“Todo mundo no Brasil carrega uma escova de dentes na bolsa. Na Grã-Bretanha, há uma piada de que apenas os brasileiros escovam os dentes nos banheiros públicos.”
O gerente de marketing para higiene oral da Johnson & Johnson Brasil, Ronaldo Art, destaca na matéria que o brasileiro tem o hábito de sorrir nas mais diversas situações: como ao pedir algo e ao se desculpar. O sorriso acaba se tornando um cartão de visitas, segundo ele.
Esses aspectos influenciam os hábitos de consumo relacionados à saúde bucal, assim como a busca por serviços de odontologia, tratamentos e intervenções estéticas. Veja então como funciona o mercado no país em relação aos serviços oferecidos na área.
Perfis de dentistas e clínicas no mercado de trabalho do Brasil
Mais de 30% da população brasileira foi atendida em consultórios odontológicos privados, segundo dados de pesquisa sobre o ano de 2013. Desses consultórios, mais de 74% deles são generalistas, realizando todos os tipos de tratamento.
Segundo dados atualizados do Conselho Federal de Odontologia, do número total de profissionais registrados no conselho, 36% deles possuem alguma especialização. Desse total, as campeãs em termos de especialidade são:
Por que a ortodontia é campeã entre as especialidades?
O mercado de Ortodontia encontra-se aquecido. Dos motivos que colaboram para uma procura crescente da especialidade, podemos destacar a modernização de métodos para correção de problemas ortodônticos, a diminuição do valor de investimento, o aumento da expectativa de vida e o aparecimento de características menos invasivas com receita previsível para o profissional.
Além de tornar os procedimentos mais ágeis e simples, os avanços científicos e tecnológicos na área tornaram os tratamentos mais confortáveis sem perder a qualidade.
Com essa simplificação, consequentemente, os recursos se tornaram mais acessíveis a todos os setores da população, oferecendo opções mais econômicas, o que aqueceu ainda mais o mercado.
O aumento da expectativa de vida, gerado por avanços nos cuidados com a saúde, fez com queadultos passassem a buscar especialistas em ortodontia, em busca de recursos como os aparelhos ortodônticos. Nos dias de hoje, é muito comum ver pessoas mais velhas utilizando aparelhos, o que há alguns anos quase não existia.
Todos esses fatos colaboraram para a área se tornar campeã entre as especialidades de odontologia, atraindo mais profissionais do que as demais especialidades.
FONTE: Smile Cursos.
Rua Desembargador Freitas, 1571 - Centro - Teresina/PI - CEP.: 64000-240
Contato: (86) 3222-8817 / 3226-1166
Email: cropi@cropi.org.br
Conselho Regional de Odontologia do Piauí
Horário de Atendimento
Segunda à Sexta
08h00 às 17h30