Muitas pessoas ainda precisam de uma maior conscientização com a higiene bucal, pois se for mal feita pode causar o câncer de boca. “É preciso prevenir doenças na boca, pois quando elas se instalam muitas provocam até risco de morte. A higiene bucal evita muitas infecções, não só na boca, mas no coração, no pulmão, já que a infecção pode se espalhar pela corrente sanguínea. Nesse Dia Mundial da Saúde Bucal vamos nos conscientizar que uma higienização bem feita nos proporciona uma melhor qualidade de vida”, afirma o presidente do CFO, Ailton Morilhas.
É preciso divulgar que uma higienização bem feita e visitas periódicas ao cirurgião-dentista podem proporcionar uma melhor forma de viver com saúde. Os profissionais da classe odontológica devem conscientizem seus pacientes a fazerem sempre uma boa higienização, assim, é possível prevenir a epidemia da cárie, as doenças periodontais e a perda de dentes, ajudando a população mundial a manter uma dentição fortalecida durante toda a vida.
O câncer bucal ainda é preocupante no Brasil e a prevenção é a maior inquietação da classe odontológica. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a doença ainda mata mais de 4 mil pessoas por ano e em alguns países como a África ganha espaço pela falta de orientação, hábitos e profissionais. No Brasil, o problema não é a quantidade de cirurgiões-dentistas (cerca de 271 mil), mas sua distribuição irregular nas várias regiões, com densidades e níveis econômicos variáveis da população, segundo dados do CFO.
De acordo com o INCA, estimam-se para o Brasil, em 2014, 11.280 casos novos de câncer da cavidade oral em homens e 4.010 em mulheres. Tais valores correspondem a um risco estimado de 11,54 casos novos a cada 100 mil homens e 3,92 a cada 100 mil mulheres. Os principais fatores de risco para o câncer da cavidade oral são: tabagismo, etilismo, infecções por HPV, principalmente pelo tipo 16, e exposição à radiação UVA solar (câncer de lábio).
Fonte: CFO
Rua Desembargador Freitas, 1571 - Centro - Teresina/PI - CEP.: 64000-240
Contato: (86) 3222-8817 / 3226-1166
Email: cropi@cropi.org.br
Conselho Regional de Odontologia do Piauí
Horário de Atendimento
Segunda à Sexta
08h00 às 17h30