Os cirurgiões-dentistas do Estado do Piauí estão conquistando a valorização da categoria, através de ações trabalhistas ajuizadas pelo Sindicato dos Odontologistas do Estado do Piauí (Soepi) com apoio do Conselho Regional de Odontologia (CRO/PI). As últimas ações resultaram na garantia dos pagamentos de adicional de insalubridade e valores retroativos devidos à cirurgiões-dentistas por parte dos municípios de Lagoa de São Francisco, Ilha Grande, Jardim do Mulato, Francisco Ayres, Campinas do Piauí, Avelino Lopes e Esperantina.
Alguns desses municípios deviam há cinco anos, o pagamento do adicional de insalubridade aos cirurgiões-dentistas contratados, chegando a 40% o valor dos atrasados. A justiça do Estado julgou todas as ações solicitados pelo Soepi, com apoio do CRO/PI, como procedentes e sentenciou os sete municípios ao pagamento dos valores em atraso.
Para o presidente do CRO/PI, Antônio Francisco Costa, é fundamental que o Conselho apoie as ações do Sindicato em prol do fortalecimento da categoria. “Temos realizado um trabalho conjunto para que os cirurgiões-dentistas tenham assegurados todos os seus direitos trabalhistas e possam exercer a profissão de forma digna”, pontua o conselheiro.
Mesmo tendo recorrido das sentenças junto ao Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região, as decisões judiciais contra os municípios foram mantidas em favor da classe odontológica.
Rua Desembargador Freitas, 1571 - Centro - Teresina/PI - CEP.: 64000-240
Contato: (86) 3222-8817 / 3226-1166
Email: cropi@cropi.org.br
Conselho Regional de Odontologia do Piauí
Horário de Atendimento
Segunda à Sexta
08h00 às 17h30