11/07/2018 | 08h58 - Publicado por: Assessoria CRO-PI
CRO/PI fecha consultório clandestino em Capitão de Campos

Na última semana, a equipe de fiscalização do Conselho Regional de Odontologia do Piauí (CRO/PI) fechou um consultório clandestino localizado no município de Capitão de Campos, região Norte do Estado.

Os fiscais constataram que um homem de iniciais C.R.L realizava próteses dentárias e exodontias irregularmente no consultório, além de utilizar as redes sociais para captar pacientes, oferecendo seus serviços em domicílio e pagamento facilitado. As condutas infringem o Código de Ética Odontológico e configuram crime de exercício ilegal da profissão.

Durante a fiscalização, que foi acompanha pela Polícia Militar, o falso técnico relatou que não possui qualquer curso na área da Odontologia e que decidiu atuar ilegalmente em Capitão de Campos após ter trabalhado como auxiliar em um laboratório em São Paulo.

De acordo com o presidente do CRO/PI, Leonardo Sá, o Conselho está sempre disponível para receber denúncias de atendimentos odontológicos irregulares, que podem ser feitas de forma sigilosa. “As denúncias contribuem para que possamos monitorar se o nosso Código de Ética está sendo respeitado, bem como a qualidade dos atendimentos em saúde bucal oferecidos pelas clínicas públicas e particulares em todo o Estado, além de facilitar o combate ao exercício ilegal da profissão”, afirma Leonardo Sá.

O presidente do Conselho destaca ainda que o uso de próteses mal adaptadas é uma das causas de câncer de boca. Além disso, extrações de dentes em consultórios irregulares podem causar, entre outros danos, infecção generalizada e, consequentemente, a morte do paciente. “Atualmente os municípios oferecem para a população o serviço gratuito de confecção de próteses feita de maneira segura e adequada”, finaliza Leonardo.

ADRIANA ALCANTARA DE SOUSA
ANA CLEIA PEREIRA DA SILVA