21/01/2016 | 12h26 - Publicado por: Assessoria CRO-PI
Cuidados com a higienização bucal dos idosos

O cuidado com higienização bucal é primordial para os idosos. Há muito tempo, quando os tratamentos dentários eram escassos, as pessoas não tinham noções de prevenção, de higienização e nem informações como hoje. Em vez de tratamentos voltados à necessidade da pessoa, os dentes eram logo extraídos. Hoje, já existe um profissional voltado para o tema, é o Odontogeriatra que cuida muito bem dos dentes do idoso.

Era comum a pessoa chegar à terceira idade sem os dentes naturais e isso era prejudicial até à saúde como um todo. O cirurgião-dentista, especialista, Fernando Luiz Brunetti Montenegro, afirma que ter os dentes garante maior eficiência mastigatória e a possibilidade de ingerir uma dieta mais adequada à melhor saúde geral, e um melhor enfrentamento das doenças mais comuns na terceira idade.

Segundo Fernando, os idosos estão tendo mais dentes hoje porque a prevenção odontológica anda funcionando melhor desde os jovens  e oferecendo boas opções de tratamento  ao longo das décadas.  Também é maior a importância que as pessoas dão aos seus dentes pelos reforços de mídias diversas e e dos muitos profissionais que levam a prevenção a sério  e doutrinam seus pacientes a melhor cuidarem de seus dentes, a cada retorno que fazem durante a meia idade e idades mais avançadas.

Hoje, segundo o cirurgião-dentista, existe mais Postos de Saúde, Postos em Escolas, Clínicas em Faculdades de Odontologia e Entidades de Classe por todo o Brasil, mas isto não quer dizer que façam programas preventivos consistentes e permanentes em seus atendimentos. É preciso conscientizar a todos que a prevenção deve ser levada a sério, dessa forma vai existir mais saúde.

O profissional também faz um alerta sobre a necessidade de se ter mais cirurgiões-dentistas nesta área, pois, segundo ele, em uma média de 220 Escolas, apenas 18 têm a Odontogeriatria em seus currículos para, aproximadamente, 15 milhões de idosos que crescem de número a cada ano.

“Os idosos estão mais sujeitos a doenças: boca mal cuidada e diabetes altas/descontroladas estão claramente comprovadas. A doença gengival/periodontal permite que bactérias da boca entrem pela corrente sanguínea e acabem ajudando na formação dos trombos que entopem os vasos e artérias. Uma doença muito pouco comentada é a pneumonia, onde a cada tossida do paciente, bactérias pulmonares perigosíssimas vão para a boca e se instalam  lá na porção posterior da língua e se multiplicam reinfeccionado o paciente quando são engolidas. Isto sem falar das artrites e reumatismo (19,1% de incidência entre idosos de 75 ou mais anos) que debilitam o paciente e dificultam, muitas vezes, a obtenção de uma excelente limpeza dos dentes tão importante nesta fase da vida. Um assunto influencia o outro, afinal, somos um corpo só, tudo está interligado”, ressalta o cirurgião-dentista.

O cirurgião-dentista ainda destaca que: “Os idosos podem e devem: ter seus dentes naturais salvos até o último dos recursos; receberem ensinamentos preventivos que nunca tiveram quando eram jovens e receberem próteses bem feitas e controladas constantemente. Tudo o que ocorrer em sua boca, especialmente a diminuição do fluxo salivar, deve ser contada e discutida com os profissionais” conclui.

O odontogeriatra sugere a Leitura complementar de:

Livros-Texto:

BRUNETTI, RF,MONTENEGRO FLB. Odontogeriatria – Noções de interesse clínico. São Paulo:Artes Médicas, 2002, 481p.

MONTENEGRO FLB,MARCHINI L.Odontogeriatria:uma visão gerontológica.Rio de Janeiro:Ed.Elsevier,2013,360p

Serviço:

SITES CIENTÍFICOS GRATUITOS:

www.portaldoenvelhecimento.org.br em Odontogeriatria

www.odontogeriatria.dr.odo.br Odontogeriatria e Assuntos Gerontológicos  para dentistas, Pacientes e Cuidadores

 

Fernando Luiz Brunetti Montenegro é responsável pela Coluna Odontogeriatria no Portal do Envelhecimento desde 2004; Mestre e Doutor pela Faculdade de Odontologia da USP, SP; Especialista em Prótese e Periodontia (pelo CROSP); Autor de diversos artigos publicados na Revista Portal de Divulgação; Coordenador de Cursos Especialização em Odontogeriatria na NAP INSTITUTO e na ABO-SP; Coautor de dois livros sobre o tema no País – Odontogeriatria: noções de Interesse Clínico (Editora Artes Médicas, SP, 2002) e Odontogeriatria: uma visão gerontológica (Editora Elsevier, RJ, 2013). Revisor científico de pelos menos quatro Revistas sobre o tema no País; Curso Longo de Gerontologia na Faculdade de Medicina da USP, SP; Ministrador de mais de 160 Cursos e Palestras sobre o tema nos últimos 14 anos. Currículo Lattes

 

Fonte: CFO

VÍDEOS

Podcast CFO Esclarece: Direitos e Isenções Fiscais para o Cirurgião-Dentista

ANIVERSARIANTES DO DIA
ANA MARIA MARTINS ALVES SOARES
FRANCISCA DAS CHAGAS DA COSTA ARAUJO
JOAO LISBOA DE SOUSA FILHO
JORDANIA MARIA RIBEIRO FENELON
CRO NO INSTAGRAM
CRO NO TWITTER

Rua Desembargador Freitas, 1571 - Centro - Teresina/PI - CEP.: 64000-240

Contato: (86) 3222-8817 / 3226-1166

Email:  cropi@cropi.org.br

Conselho Regional de Odontologia do Piauí

Horário de Atendimento
Segunda à Sexta
08h00 às 17h30