15/10/2020 | 15h52 - Publicado por: Assessoria CRO-PI
Dia Mundial do Idoso: presença dos profissionais de Odontologia ressignifica a importância da vida

Neste 1º de outubro, Dia Mundial do Idoso, o Sistema Conselhos de Odontologia reforça a importância da data que garante direitos fundamentais, maior proteção e respeito à população que mais cresce no Brasil: 29,3 milhões de pessoas com mais de 60 anos. Para o CFO, o direito à saúde bucal na terceira idade é sinônimo de qualidade de vida e dignidade da pessoa humana.

A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1991. No Brasil, o acesso à rede de serviços de saúde e de assistência social da população idosa está estabelecida no Estatuto do Idoso, por meio da Lei 10.741/2003. Direitos fundamentais também previstos por meio da Política Nacional do Idoso, promulgada em 1994 e regulamentada em 1996. Em ambos os casos, o direito à saúde, o que inclui a saúde bucal, integra o bem-estar social.

Como o processo de envelhecimento populacional caminha a passos largos no Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o CFO evidencia a importância do Cirurgião-Dentista, especialista em Odontogeriatria, no cuidado com a saúde bucal dessa parcela da população. Independente do cenário de pandemia, a saúde da pessoa idosa requer cuidados especiais por conta da fragilização normal do organismo, que refletem na redução do metabolismo, em maior susceptibilidade às infecções e na diminuição da capacidade funcional dos órgãos e sistemas.

Para os Conselhos de Odontologia, os cuidados com a saúde bucal da pessoa idosa vão muito além da rotina de higienização da boca – escovação dental, limpeza da língua, uso do fio dental – e das próteses dentárias (fixas, removíveis total ou parcial). O cuidado abrange, principalmente, o acolhimento humanizado e o bom relacionamento entre os profissionais da Odontologia com pais, mães, avós, avôs, tios e todos que seguem envelhecendo. Seja em consultório clínico, atendimento domiciliar ou ambiente hospitalar, a presença dos profissionais de Odontologia ressignifica a importância da vida.

Por Michelle Calazans, Ascom CFO.
imprensa@cfo.org.br

  •  
  •  
VÍDEOS

Podcast CFO Esclarece: Direitos e Isenções Fiscais para o Cirurgião-Dentista

ANIVERSARIANTES DO DIA
CLAUDIO ROBERTO DE SOUSA LOPES
ELANE ODORICO DE OLIVEIRA LIMA
ELONICE MELO DE SOUSA
FRANCISCA ROZEANA NUNES DA SILVA
CRO NO INSTAGRAM
CRO NO TWITTER

Rua Desembargador Freitas, 1571 - Centro - Teresina/PI - CEP.: 64000-240

Contato: (86) 3222-8817 / 3226-1166

Email:  cropi@cropi.org.br

Conselho Regional de Odontologia do Piauí

Horário de Atendimento
Segunda à Sexta
08h00 às 17h30