29/08/2020 | 13h43 - Publicado por: Assessoria CRO-PI
Mordida aberta anterior severa em pacientes adultos tratada com “step bends” e elásticos verticais
Na nova edição da Revista Científica do CRO-RJ foi publicado o caso com alternativa de tratamento da mordida aberta anterior severa em pacientes adultos, de forma menos invasiva e mais econômica

O cirurgião-dentista, com inscrição no Conselho Regional de Odontologia do Piauí (CRO-PI), Leonard Euller do Nascimento publicou, na nova edição da Revista Científica do CRO-RJ, relato de caso com alternativa de tratamento da mordida aberta anterior severa em pacientes adultos, de forma menos invasiva e mais econômica.

Nesta contribuição científica, observa-se que na ortodontia não há protocolo definido. “Os dispositivos de ancoragem temporária, como mini-implantes e miniplacas, cirurgias ortognáticas e levantes de mordida, devem ser incluídos no planejamento de um tratamento ortodôntico, apenas se houver a real indicação e avaliar o quanto eles podem, de fato, serem benéficos ao desfecho do tratamento”, e o método convencional pode ser  suficiente para o tratamento sem promover maior injúria aos tecidos da boca, sem elevar os custos”, sinalizou o ortodontista.

O paciente deste relato de caso, sua má oclusão grave da mordida aberta anterior esquelética, de prognóstico desfavorável, foi tratada com mecânica ortodôntica convencional, utilizando apenas “step bends” e elásticos verticais, demonstrando correção eficiente, previsível e estável da mordida aberta anterior”, concluiu.

ADRIANA ALCANTARA DE SOUSA
ANA CLEIA PEREIRA DA SILVA