01/06/2020 | 12h16 - Publicado por: Assessoria CRO-PI
Odontólogos da FMS são treinados e realizam testes rápidos na população
FMS tem 317 dentistas em atividade, todos eles estão trabalhando no enfrentamento à Covid-19

Mais de 15 equipes de odontologia foram treinadas para realizar testagem rápida para Covid-19 nas áreas que oferecem o serviço, como Unidades Básicas de Saúde (UBS) exclusivas para atendimento de síndromes gripais e alguns órgãos da própria Prefeitura, dentre outros. Com a pandemia do novo Coronavírus, os serviços odontológicos ambulatoriais foram suspensos nas unidades de saúde municipais, atendendo apenas casos de urgência em seis UBS´s.


 “Muitos odontólogos também estão ajudando na gestão dos serviços e coordenação de UBS. Temos nove dentistas coordenando Unidades Básicas de Saúde, nove na notificação dos casos de Covid-19, além dos que estão na triagem de pacientes sintomáticos gripais, juntamente com os enfermeiros. Também temos 36 dentistas na recepção/acolhimento administrativo da população no setor do SAME das UBS”, explica Dante Freitas, gerente de Saúde Bucal da Fundação Municipal de Saúde (FMS).  


De acordo com o gerente, a FMS tem 317 dentistas em atividade. “Todos eles estão trabalhando no enfrentamento à Covid-19. Reforçando o trabalho das unidades de saúde e da gestão da FMS, nos atendimentos de urgência e também no Zap Odonto”, explica.

Durante o período de combate à Covid-19, a Atenção Básica Municipal está atendendo apenas casos de urgência na área de saúde bucal, como dor de dente intensa, inchaço bucal, edemas e traumas dentários. 


“O ambiente odontológico tem alto risco de exposição ao novo Coronavírus, por isso suspendemos os procedimentos eletivos. Caso haja necessidade de atendimento, antes de se deslocar a uma UBS, o paciente pode ligar para o serviço Zap Odonto, para que o dentista passe as orientações pré-consulta de urgência para amenizar a situação do momento”, comenta Dante Freitas. 


 O Zap Odonto consiste no atendimento via Whatsapp por meio do número (86) 98179-2576. O serviço funciona de segunda a sexta, nos horários de 7h às 14h e das 14 às 21h. Os pacientes podem buscar esclarecimentos sobre uma possível demanda de urgência odontológica e podem ser encaminhados para o ponto mais próximo de atendimento, caso haja necessidade.  Além disso, o dentista pode fazer condutas não farmacológicas de alívio da dor. 


Teresina conta com seis Unidades Básicas de Saúde (UBS) para atendimentos odontológicos de urgência: a UBS Alto da Ressurreição (zona Sudeste), UBS Saci (zona Sul) e UBS Buenos Aires (Zona Norte), nos horários de 7h às 21h. E as UBS Vale do Gavião (zona Leste), UBS Porto Alegre (zona Sul), UBS Cristo Rei (zona Sul), nos horários de 7h às 18h.

 

ANIVERSARIANTES DO DIA
ANA CLEA MEIRELES CUNHA
BERNARDO FORTES SERTAO
CRISTIANO MIRANDA DE ARAUJO
FERDINEIDE BARROS GOMES OLIVEIRA
CRO NO INSTAGRAM
CRO NO TWITTER

Rua Desembargador Freitas, 1571 - Centro - Teresina/PI - CEP.: 64000-240

Contato: (86) 3222-8817 / 3221-5469

Email:  cropi@cropi.org.br

Conselho Regional de Odontologia do Piauí

Horário de Atendimento
Segunda à Sexta
08h00 às 17h30