Durante as férias, muitos pais aproveitam para levar as crianças ao consultório odontológico, mas nem sempre essa visita é encarada de forma simples. O medo das crianças pode afastá-las de um cuidado preventivo com a saúde bucal. Por isso, é importante destacar o papel do Odontopediatra, especialidade no cuidado odontológico dos pequenos.
Os especialistas da área recomendam que o cuidado deve iniciar ainda na gestação e que, ao nascer, o bebê já deve ser acompanhado pelo odontopediatra. Na fase inicial da vida, o aleitamento materno contribui para o desenvolvimento bucal através da evolução com a sucção, respiração e mastigação.
“É o odontopediatra que realiza a orientação dos responsáveis com a saúde bucal do bebê, monitora o nascimento e queda dos primeiros dentes até o aparecimento dos definitivos, além de prevenir problemas como cáries”, explica o cirurgião dentista, Antônio Francisco Costa, presidente do Conselho Regional de Odontologia do Piauí (CRO/PI).
Um ponto importante é o preparo dos profissionais para lidar com o medo das crianças, promovendo a conscientização da importância da saúde bucal. “Se a criança é levada ao consultório desde a primeira infância, ela vai criar o bom hábito de cuidar da saúde bucal e vai evitar problemas futuros, tornando-se um adulto saudável”, afirma Antônio Francisco Costa.
Rua Desembargador Freitas, 1571 - Centro - Teresina/PI - CEP.: 64000-240
Contato: (86) 3222-8817 / 3226-1166
Email: cropi@cropi.org.br
Conselho Regional de Odontologia do Piauí
Horário de Atendimento
Segunda à Sexta
08h00 às 17h30